Em salvador, 300 homens da Guarda Municipal estão sendo treinados para atuar usando armas de fogo. Está a maior polêmica na cidade.
A Guarda Municipal está nas ruas de salvador desde 2007. São 1.328 homens e mulheres com a função de proteger instalações e bens públicos, como monumentos, postos de saúde e escolas.
Na capital baiana, eles também trabalham no que o município chama de prevenção à violência. Desde outubro do ano passado, 340 guardas usam o taser, uma arma que não mata, imobiliza o alvo com uma carga elétrica de cinco mil volts. O armamento é usado em patrulhas e eventos, como o carnaval. Agora a tropa também vai usar outro tipo de arma.
A autorização foi dada pela policia federal. Parte da Guarda Municipal de Salvador vai usar arma de fogo. Em dois meses, 300 homens da corporação estarão armados.
Ao todo, 23% do grupo serão selecionados e farão o treinamento que inclui teste psicológico e aulas de tiro. A corporação diz que a mudança é urgente.
“O entendimento da nossa sociedade é o entendimento de que o respeito, infelizmente, é a força, e a força presente pra esse respeito na criminalidade infelizmente é a arma de fogo”, afirmou Carlos Damasceno, gerente de operações da Guarda Municipal de Salvador.
Sem comentários:
Enviar um comentário